top of page

Resumo biográfico dos oradores

Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização de Educação, Diversidade Cultural - Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Professor Aposentado (2022).

Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria), durante 27 anos [1995-2022].

Membro do Conselho das Escolas na qualidade de Conselheiro eleito pelo círculo eleitoral de Leiria (2007-2021).

Membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores (2008-2011).

Membro do Conselho Municipal de Educação de Leiria (2002-2021).

Formador acreditado ao abrigo do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores pelo Conselho Científico e Pedagógico (áreas e domínios específicos da organização e gestão escolar, gestão e desenvolvimento curricular, autoavaliação das escolas e direção de turma).

Autor do livro “A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES – Guia prático para a Avaliação de Desempenho”, Coleção Desenvolvimento Profissional de Professores, Editora: Fundação Manuel Leão, V. N. Gaia, 2008, 185 páginas + CR Rom.

Diapositivo0.JPG

Fernando Elias

É professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena o Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE, Centro de Investigação e Intervenção Educativas.

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, realizou um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil onde é professora visitante.

Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo no domínio da Escolaridade Obrigatória, o que justifica a intervenção que, neste âmbito, tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de Câmaras Municipais, de Escolas inseridas em Territórios socialmente vulneráveis, os TEIPs e em Projetos de Inovação Pedagógica, os PPIPs.

Foi consultora do Ministério da Educação para o Programa de implementação do novo modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Escola e coordena o estudo avaliativo sobre a implementação e generalização do referido programa.

Ariana Cosme

Diapositivo14.JPG

Carlos Teixeira

Carlos Alberto Gomes Teixeira, Licenciado em Humanidades, pela Universidade
Católica Portuguesa, na Faculdade de Filosofia de Braga, com o Curso de Pós-
Graduação – Especialização em Administração Escolar, pela Universidade do Minho,
Braga. É docente de carreira, integrado no grupo 300, português, no quadro do
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), Vila Nova de Famalicão,
onde exerce o cargo de Diretor e Presidente do Conselho Pedagógico, desde
novembro de 2014.
Ao longo da sua carreira tem exercido cargos de direção em instituições ligadas ao
ensino: Secretário do Conselho Diretivo da Escola EB 2,3 de Ribeirão, Vila Nova de
Famalicão; Presidente do Conselho Executivo, Diretor e Presidente do Conselho
Pedagógico da Escola Secundária de D. Dinis, Santo Tirso; Assessor Técnico
Pedagógico do Externato Augusto Simões Ferreira da Silva, AESBUC, Universidade
Católica Portuguesa, Porto; Diretor do Centro de Formação de Professores da
Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.
Atualmente para além do cargo de Diretor e Presidente do Conselho Pedagógico do
AECCB é membro do Conselho de Escolas, órgão consultivo do Ministério da
Educação.

Diapositivo6.JPG

Cristina Simões

Representante da Autonomia e Flexibilidade Curricular e Assessora do CFAE do Planalto Beirão.
Professora especializada em Educação Especial (Agrupamento de Escolas Tondela Tomaz Ribeiro).
Doutoramento e Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Especial, com
diversas pós-graduações.
Finalista do Global Teacher Prize Portugal 2018 e Top 50 mundial do Global Teacher Prize 2020,
com a atribuição de vários prémios nacionais e internacionais.
Embaixadora da Fundação Varkey.
Docente no Mestrado e no Curso de Especialização em Educação Especial na Universidade Católica- Viseu.
Formadora, certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, desde 2002.
Investigadora do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Instituto Politécnico de Viseu e do Centro de Estudos de Educação Especial (Membro Colaboradora), da Faculdade de Motricidade Humana.
Membro do International Special Interest (SIG) Group, da American Association on Intellectual and
Developmental Disabilities.
Master Trainer do E-QUAL, the centre of expertise on Quality of Life of the University College
Ghent (HoGent).
Autora de comunicações em diversos Congressos Nacionais e Internacionais.
Autora e coautora de diversas publicações.
Membro do corpo editorial de Revistas Científicas de revisão de pares.

Diapositivo12.JPG

Evangelina Bonifácio

Evangelina Bonifácio, pós-doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa - Porto (2019) e em Ética e Educação, pela Universidade de Salamanca (2016), Doutora em Teoria e História da Educação, pela Universidade de Salamanca (2009), Mestre em Ciências da Educação - Área de Administração e Planificação da Educação, pela Universidade Portucalense (2000).
Investigadora integrada no VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre e no Grupo de Estudos GIR Helmantica Paidea, da Universidade de Salamanca.
As suas principais áreas de interesse são a história da educação, a profissionalidade e a ética docente e a pedagogia social. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais, relacionadas com temas de Educação.
Colabora com várias instituições de ensino superior a nível nacional e internacional,
nomeadamente a Universidade Jean Piaget (UNIPIAGET) em Moçambique e a Universidade Católica de Moçambique.
Em fevereiro de 2021 foi convidada a integrar o Comissão de Ética da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), como representante da comunidade.
Desde 2009 é Professora Convidada, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, onde leciona diferentes unidades curriculares na formação de professores e educadores sociais.

Diapositivo13.JPG

Cristiana Madureira

Licenciada em Educação (Universidade do Minho), mestre em Educação: Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Universidade do Minho) e é doutorada em Ciências da Educação (Universidade do Vigo, registo na Universidade do Minho).

Desde 2000 é docente no ensino superior, sendo, atualmente, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria.

De 2004 a 2013, foi membro da direção da Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste, tendo exercido os cargos de vogal e vice-presidente (2004 a 2007) e de diretora (2008 a 2013). Tem colaborado desde 2001 com a UTAD, como professora auxiliar convidada.

Internacionalizou a atividade docente em 2012, desenvolvendo funções docentes na Universidade Jean Piaget de Moçambique e mais tarde na Universidade Católica de Moçambique.

Possui experiência como Mediadora Socioeducativa no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, onde esteve 6 anos e coordenou o Gabinete de Mediação, bem como o projeto Parentalidade positiva e interculturalidade no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. Coordenou a Rede de Escolas para a Educação Intercultural no Agrupamento de Escolas em apreço, no seguimento da sua participação como coautora na candidatura ao selo de Escola Intercultural, que conferiu ao Agrupamento a atribuição do selo de “Escola Intercultural”. Destaca-se ainda o seu trabalho no projeto “O poder da mediação entre pares” na categoria de formação cívica, que conferiu a distinção do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins como “Escola Amiga da Criança”.

Em dezembro de 2020, enquanto coordenadora do Gabinete de Mediação, foi agraciada com uma distinção do Município de Sintra com o reconhecimento do projeto de mediação positiva com sendo uma boa prática e um exemplo para os restantes agrupamentos de escolas de Portugal.

De 2019 a janeiro de 2022 colaborou com o Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, onde exerceu funções de coordenadora pedagógica e investigadora.

É investigadora integrada no Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Universidade do Porto.

Integra a direção da Intervenção- Associação para a promoção e divulgação cultural.

É revisora ad hoc de artigos em revistas científicas na sua área de formação e investigação.

Tem participado em diversos júris de licenciatura, mestrado e doutoramento a nível nacional e internacional e é autora de publicações nas áreas de investigação em EducaçãoSocial/Pedagogia Social, Mediação Socioeducativa, Interculturalidade, Parentalidade Positiva, Avaliação Pedagógica e Inclusão.

Mestre em Educação Especial pela Universidade Técnica de Lisboa, é Diretora da Direcção de Serviços de Educação Especial e de Apoio Sócioeducativo da Direcção-Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência.

Com experiência docente nos ensinos básico e superior e de coordenação de cursos de formação contínua tem participado em projetos de âmbito nacional e internacional no domínio das necessidades educativas especiais, área onde se inserem a maior parte das publicações por si produzidas ou em coautoria.

Tem experiência de colaboração com Instituições de ensino superior público na organização de cursos de formação especializada de professores.

É representante do Ministério da Educação em diversos Grupos de Trabalho da União Europeia que estudam a problemática das Necessidades Educativas Especiais e é membro do Conselho de Representantes da European Agency for Special Needs and Inclusive Education.

Diapositivo16.JPG

Filomena Pereira

Diapositivo16.JPG

Nuno Gonçalves

Pai de 3 rapazes o João Nuno ( 11 anos) e os gémeos Santiago e Salvador (3 anos). Educador de Infância há 18 anos nas respostas sociais e educativas de creche e educação pré-escolar no Centro Social Paroquial de Chaves (IPSS); Possui o título de professor especialista em educação de infância; Especializado em educação especial no domínio de intervenção precoce e no domínio cognitivo motor; Mestrando em educação especial; Docente de educação especial, coordena a equipa  multidisciplinar de apoio à aprendizagem e Inclusão (CSPChaves).

Formador certificado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Continua e dá formação desde 2007;
Colaborou com a UTAD na qualidade de orientador e cooperante da formação inicial de Educadores de Infância e animadores sócio culturais;
Participa em reflexões e artigos práticos em revistas da especialidade do âmbito da Educação de Infância relacionados com a valorização do brincar, a voz das crianças e as práticas de escuta entre outras temática.

Louise Lima é Pós-doutoranda em Formação de Professores e Estudos Curriculares; Doutorada em Ciências da Educação, Mestre em Ensino da Matemática e Licenciada em Matemática. Possui experiência docente nos Ensinos Básico, Secundário e Superior – tendo sido convidada pela Universidade Católica de Moçambique a orientar Teses de Doutoramento e realizar projetos de investigação e de intervenção educativa.

Foi Investigadora na equipa de avaliação externa da AFC promovida pela DGE e atualmente é investigadora num Projeto ERASMUS+.

É Embaixadora da Academi@ STEAM Mangualde e dinamiza diversas ações de formação a professores, estando envolvida em dois grandes projetos nacionais (avaliação pedagógica e revisão curricular em Matemática).

A relação entre a investigação e o trabalho com as escolas justifica as suas últimas publicações.

Diapositivo19.JPG

Louise Lima

Diapositivo15.JPG

Inês Torrado

Pediatra no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro.

Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco.

Pós  graduada  em neurodesenvolvimento. 

Com experiência  em pediatria  social.

Possui formação em Cuidados Paliativos Pediátricos, trabalhando em articulação  com a equipa dos cuidados paliativos pediátricos do Porto 

Articula e participa com regularidade com a Equipa Local de Intervenção Precoce, com a equipa de Saúde Escolar e  com vários agrupamentos de escolas.

Diapositivo8.JPG

Luís Baião

Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Pós-graduação  em Educação Especial no domínio cognitivo e motor.

Professor de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Canelas
Mentor do projeto S!M, Somos Capazes que apoia jovens com medidas adicionais (adequações curriculares significativas) na transição para a vida pós-escolar..
Criou e desenvolveu o projeto "+power" em conjunto com Paulo Serra,

Realizou já várias exposições de pintura. e produções de cenografia.

Foi finalista do Global Teacher Prize Portugal 2020.

Jorge Pereira.png

Jorge Pereira

Licenciado em Psicologia pela Universidade da Maia - ISMAI (2000), com estágio curricular em Psicologia Clínica, no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Amarante.

Psicólogo Especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, com especialidade avançada nas Necessidades Educativas Especiais, reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Mestre em Gestão das Organizações do 3º Setor, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Pós-Graduação em Gestão das Organizações do 3º Setor, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Pós-Graduação em Coaching Psicológico, no Instituto Português de Psicologia.

Psicólogo e Coach na Clínica do Salto, em Amarante.

Exerceu funções de:

-Presidente da Direção da CERCIMARANTE, entre 2012 e 2016. Entre julho de 2016 e janeiro de 2020 foi Secretário do Conselho de Administração da referida organização;

-Comissário, na modalidade restrita, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Amarante, entre 2004 e 2015;

-Psicólogo e Coordenador do Projeto “Ser Criança” na CERCIMARANTE, entre 2002 e 2005;

-Psicólogo numa Equipa do Rendimento Social de Inserção, no Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP), entre 2005 e 2006;

-Exerceu funções de Psicólogo nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Amarante, entre 2001 e 2007;

-Exerceu funções de Diretor Pedagógico, no Centro Pedagógico da CERCIMARANTE, entre 2004 e 2011.

Fez parte de vários órgãos socias de Organizações da Economia Social.

Participou como orador em vários seminários e congressos.

Publicou artigos em conferências, jornais e revistas. É co-autor do livro “O perfil no mosaico da intervenção gerontológica”.

É Presidente da Mesa da Assembleia Regional, da Delegação Regional do Norte, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.​

É psicólogo no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e coordenador do Centro de Recursos para a Inclusão da CERCIMARANTE.

É formador em várias entidades.

Possui o curso de Professor do Ensino Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, sendo Mestre e Doutor em Ciências da Educação.

É professor Associado com Agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como membro integrado do Centro de Intervenção e Investigação Educativas (CIIE) da mesma instituição.

As suas áreas de interesse, como investigador e autor de livros e artigos, relacionam-se com a organização e a gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contextos escolares, a formação inicial e contínua de professores ou a Pedagogia no Ensino Superior.

Foi consultor do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que se desenvolveu em 2017/2018.

Foi o representante de Portugal no Conselho de Gestão do Center of Education, Research and Inovation (CERI) da OCDE, entre 2018 e 2022.

Atualmente, é presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e membro do Conselho de Gestão do Instituto de Avaliação Educativa.

Diapositivo4.JPG

Rui Trindade

Célia-pequena-nova.jpg

Célia Sousa

Doutorada em Ciências da Educação. Coordena desde 2006 o Centro de Recursos para a Inclusão Digital(CRID), do IPLeiria. Professora de carreira da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Investigadora Integrada do Centro de Investigação interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA). Perita da comissão de atribuição da Marca de Entidade Empregadora Inclusiva 2021. Professora convidada do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social – Universidade Feevale e da Universidade de Cabo Verde (UNICV) no âmbito do mestrado de Educação especial. Nas duas últimas décadas tem desenvolvido projetos nas áreas das Tecnologias de Apoio, inclusão, acessibilidade e
Comunicação Aumentativa. Tem colaborado como consultora Internacional nas áreas da acessibilidade e inclusão com diferentes entidades, entre as quais se destaca trabalho de consultoria para implementação da legislação da educação inclusiva com o Governo de Cabo Verde. É Autora e Coautora em diferentes publicações nacionais e internacionais nas áreas das Tecnologias de Apoio, Comunicação Aumentativa, Educação Inclusiva e acessibilidade cultural. Recebeu em 2007 o Troféu Afonso Lopes Vieira, na Categoria de Comunicação pelo Semanário Região de Leiria, em 2015 o Prémio Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, com os Projetos: Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada (PLIP), e o Projeto Mil brinquedos Mil Sorrisos, pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, em 2017 o Prémio EKUIzador do Ano; pela Associação LEQUE, em 2018 o Prémio “Acesso Cultura 2018” com o livro multiformato “A rainha das Rosas”. Em 2018 foi nomeada “Embaixadora da Boa Vontade” pela Associação Colmeia pelo trabalho desenvolvido em Cabo Verde no âmbito da inclusão e acessibilidade. Em 2017 foi agraciada com uma carta de agradecimento, por Sua Santidade, o Papa Francisco, pelo trabalho desenvolvido no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.
Em 2021 foi distinguida pela Direção Regional de Cultura do Centro” As Mulheres na Cultura e na Salvaguarda do Património imaterial da Região Centro “ pelo trabalho desenvolvido no âmbito da acessibilidade cultural.

Diapositivo22.JPG

David Rodrigues

Professor de Educação Especial, obteve o doutoramento e o título de “Agregado” pela Universidade de Lisboa.

Lecionou em universidades portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como Professor Catedrático.

Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Humanité & Inclusion sobre temáticas de Direitos Humanos e Inclusão Social e Educativa.

É conferencista convidado em países da Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Publicou 32 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. É fundador da ONG Pró- Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, foi seu Presidente (2008~2020) e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Recebeu em 2017 o “Prémio de Excelência de Liderança Internacional” pelo Council for Exceptional Children – DISES (EUA) e em 2020 foi galardoado com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República. Desde 2015 é membro do Conselho Nacional de Educação.

Marta Nogueira

Doutorada em Psicologia, linha de investigação Estratégias Comunicativas e Comunicação Interpessoal, no campo da inclusão laboral de pessoas com deficiência. Colabora no Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Politécnico de Leiria. Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria desde 2014. Participa em projetos na área da inclusão, nomeadamente da Cultura Acessível, Educação Inclusiva e Fitness Inclusivo. Tem vindo a realizar investigação e participado em encontros científicos e projetos de âmbito nacional e internacional, na área da inclusão.

Foto.jpg

Rui Trindade

Possui o curso do Magistério Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Crianças, sendo Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, bem como membro integrado do Centro de Intervenção e Investigação Educativas (CIIE) da mesma instituição. As suas áreas de interesse, como investigador e autor de livros e artigos, relacionam-se com a organização e a gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contextos escolares, a formação inicial e contínua de professores ou a Pedagogia no Ensino Superior. Foi consultor do Ministério da Educação, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que se desenvolveu em 2017/2018. Atualmente, é presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para além de ser membro do Conselho de Gestão quer do «Centre for Educational Research and Innovation» (CERI) da OCDE quer do Instituto de Avaliação Educativa, de Portugal.

Diapositivo4.JPG
bottom of page