"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, sem aprender a refazer, a retocar o sonho”  (Paulo Freire)

Mensagem de Boas-Vindas

Nos dias 9 e 10 de setembro de 2022, o Centro Cultural de Chaves acolhe o Colóquio com o tema “Educação Inclusiva: Oportunidades e Desafios.”

É com enorme prazer que a CerciChaves convida docentes, estudantes, técnicos especializados, psicólogos, pais, bem como outros interessados nesta temática a participar no evento.

A realização deste Colóquio tem como principal propósito promover um espaço e um tempo de partilha de conhecimentos, reflexões, inquietações e práticas sobre a Inclusão.

Há que assumir que a educação inclusiva é um direito universal, um bem público potenciador dos Direitos Humanos, uma utopia realizável.

A educação para Todos e com Todos exige desenvolver práticas de acolhimento e inclusão com alternativas organizacionais e pedagógicas que integrem, de uma forma justa e equitativa, diferentes pessoas e grupos.

Atendendo às forças e às fraquezas da inclusão, é imperioso um compromisso sustentado em projetos e programas de apoio às famílias, às escolas e às instituições que responda à diversidade de necessidades educacionais longe de preconceitos, discriminação e exclusão.

Os dados disponíveis evidenciam que quanto melhor for a educação, a formação e a cultura, maiores serão as possibilidades de trabalho, realização e inclusão na sociedade.    

O programa proposto aborda algumas das áreas de pesquisa em educação, com painéis compostos por diferentes oradores, tendo em consideração a importância das práticas e experiências individuais e coletivas sobre estas matérias.

Convidamos todos a participar neste evento, que estamos a preparar de modo a podermos oferecer um excelente programa científico, cultural e de lazer, que venha a proporcionar a todos os participantes momentos de agradável interação e partilha de experiências e saberes.

Apelamos, pois, à participação de todas e todos neste Colóquio, para que juntos, debatendo, refletindo e agindo, possamos encontrar caminhos para superar os constrangimentos em relação à Inclusão.

A Inclusão é um processo que não pode parar!

Será um privilégio receber-vos presencialmente na acolhedora e histórica cidade de Chaves.

Vemo-nos no dia 9 de setembro de 2022.

Chaves - Uma Cidade Termal

Chaves: Cidade líquida, protegida pelas Ninfas
Chaves - Vista aérea
Jardim do Bacalhau
Produtos Regionais: Pastéis de Chaves/Presunto/Alheira/Folar
Ponte Romana
Termas de Chaves
Km 0 N2
Jardim Público
Museu das Termas Romanas
Câmara Municipal
Igreja Matriz
Igreja da Misericórdia
Poldras
Rio Tâmega
Capela da Lapa
Biblioteca Municipal
Largo de Camões
Museu Nadir Afonso
Pedra da Bolideira
Piscinas do Rebentão
Hotel Vidago Palace
As cores do Outono

APOIOS E PARCERIAS:

Logotipos.png